O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

Utilizações do gás natural

Caldeiras de condensação

As caldeiras de condensação distinguem-se das tradicionais pela capacidade de recuperarem calor dos produtos de combustão a partir do:

  • calor sensível (energia térmica recuperável pelo arrefecimento dos gases de combustão sem mudança de fase do vapor de água)
  • calor latente (ou de condensação – energia libertada pela passagem do vapor de água contido nos gases de combustão a estado líquido).

O calor recuperado é reutilizado na caldeira para o processo de aquecimento, obtendo-se assim uma redução dos tradicionais desperdícios.

 

Caldeira normal:

 

Numa caldeira normal a temperatura de exaustão dos gases deve estar acima da temperatura de condensação do vapor de água. Esta exigência deve-se ao facto do vapor de água condensado poder conter enxofre, o que poderá provocar corrosão dos materiais se estes não forem de elevada qualidade.

 


Caldeira a gás natural:

 

Com a utilização de gás natural torna-se possível aumentar a quantidade de recuperação de calor dos gases de escape:

  1. Por ser praticamente isento de enxofre, o gás natural permite baixar a temperatura de saída de gases de combustão a níveis inferiores aos dos outros combustíveis, sem riscos de corrosão, aumentando deste modo a recuperação do calor sensível;
  2. As caldeiras de condensação a gás natural possibilitam também uma descida adicional da temperatura dos gases de exaustão até valores de apenas 10ºC acima da temperatura de retorno da água da caldeira, possibilitando a recuperação de uma parte bastante significativa do calor latente de condensação do vapor de água.

 

Comparando com as caldeiras tradicionais, as caldeiras a gás natural conduzem a um aumento de rendimento de cerca de 10%, sendo possível obter rendimentos sobre PCI superiores a 100%, devido à capacidade de aproveitamento do calor latente de condensação (PCI - Poder calorífico inferior – calor libertado na combustão total de um combustível se a água formada na combustão estiver no estado de vapor).

Outras utilizações

Cogeração a gás natural

Uma aposta importante para a competitividade no setor industrial.

Aquecimento de ambiente

Diversas soluções para conforto a baixo custo.

Climatização a gás natural

Resposta a necessidades de aquecimento, refrigeração ou mistas.

Tem dúvidas?

Ligue 222 426 200 / 808 100 900 (Atendimento ao Cliente, dias úteis 09h00 - 21h00).