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Assistência Técnica

Em que consiste?

Se ocorrer uma avaria na rede da responsabilidade da Portgás é iniciada uma assistência técnica

A assistência técnica consiste na intervenção da Portgás após a comunicação de uma avaria na rede da responsabilidade da Portgás.
Caso a Portgás verifique ser necessária a deslocação à instalação do cliente, a visita deve ocorrer no prazo de 2 horas para clientes prioritários e de 4 horas para os restantes clientes.

 

Se a avaria não for na rede da responsabilidade da Portgás, mas na instalação do cliente, este deve recorrer a uma Entidade Instaladora para executar os trabalhos.
Pode consultar a lista de entidades credenciadas no site da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Serviços técnicos para o ano gás 2023-2024

Conheça os preços dos serviços regulados definidos pela ERSE

  • Interrupção e restabelecimento de fornecimento
  • Leitura extraordinária
  • Verificação metrológica extraordinária

Interrupção de fornecimento: 19,41 €


Restabelecimento do fornecimento:

  • Dia útil, 08h00 às 18h00: 29,11 €

  • Dia útil, 18h00 às 24h00: 34,61 €

  • Restantes dias: 34,61 €(*)

(*) Serviço disponível apenas para Clientes Não Domésticos

Adicional para o restabelecimento urgente do fornecimento: 11,20 €

Nota: a todos os valores acresce IVA à taxa legal em vigor.

O equipamento de medida poderá ser sujeito a uma leitura extraordinária sempre que o cliente o solicite através do seu comercializador.


Visita combinada (intervalo de tempo máximo de 2 horas e 30 minutos), dias úteis das 09h00 às 18h00.

Custo: 16,17 €

Nota: a todos os valores acresce IVA à taxa legal em vigor.

O contador poderá ser sujeito a uma verificação metrológica extraordinária para validação de erro de medição a pedido do cliente (através do seu Comercializador). Após colocação do equipamento de substituição, o contador será enviado para um Organismo de Verificação Metrológica Legal que emitirá um certificado.

Visita combinada (intervalo de tempo máximo de 2 horas e 30 minutos), dias úteis das 08h00 às 17h30.

Custo: sob orçamento.

O cliente tem o direito de requerer uma verificação extraordinária ao equipamento de medição (contador), nos termos da regulamentação aplicável.

O serviço de verificação extraordinária do contador de gás natural:

 

  • deve ser pedido via comercializador;
  • é realizado em laboratórios acreditados para o efeito pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC);
  • tem um custo variável, dependendo do tipo de contador;
  • é pago por quem o requerer:
  • pelo cliente caso se venha a confirmar o funcionamento do equipamento de medição dentro das margens regulamentares admissíveis;
  • pelo operador da rede nos restantes casos.
  • é realizado após o cliente confirmar, junto do seu comercializador, que pretende a verificação e que aceita o pagamento caso a verificação ateste o normal funcionamento do equipamento.

Perguntas Frequentes

  • Quais os principais serviços que a Portgás realiza?

  • O que é uma visita combinada?

  • Quais as entidades certificadas para prestar uma assistência técnica de gás no meu imóvel?

  • Quando tenho o dever de pagar uma compensação à Portgás?