O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

Indústria

Serviços

Sobre a ligação à Rede

Na sequência do pedido de ligação à rede, a Portgás efetuará os estudos necessários e apresentará, num prazo de 30 dias úteis, um orçamento dos encargos para a construção da infraestrutura de ligação.

O documento referirá, também, as condições técnicas de ligação:

  • Caudal máximo disponível (N m3/h);
  • Extensão das tubagens e respetivos diâmetros;
  • Identificação do ponto de ligação à rede;

A construção da infraestrutura será assegurada pela Portgás.

Para clientes com consumos acima de 10.000 m3/ano, e mediante acordo entre as partes, a construção poderá ser assegurada pelo cliente, devendo ser selecionada para a realização dos trabalhos uma entidade credenciada pela Portgás para o efeito. A Portgás não cobra qualquer custo pela realização de estudos para orçamentação.

Sem prejuízo da fiscalização pelas entidades competentes, a Portgás pode inspecionar tecnicamente a construção dos elementos necessários à ligação, promovida pelo requisitante, e solicitar a realização dos ensaios que entenda necessários, nos termos previstos na legislação e regulamentação vigentes.

As manobras de colocação em carga dos elementos necessários à ligação que venham a ser construídos são da responsabilidade da Portgás, depois de aceite por esta a obra de construção promovida pelo requisitante.

Ligação à Rede

Não havendo rede de distribuição ou ramal de ligação, deverá pedir um acesso à rede.

A ligação da instalação à rede secundária de gás natural - troços de redes e ramais - deve ser construída tendo em consideração as Soluções Técnicas Normalizadas aplicáveis e a Potência Requisitada pelo Cliente. De referir que a Portgás tem como pressão garantida para abastecimento 300 mbar.

Encargos com a ligação à Rede

  • Pagamento de encargos
  • Valores dos encargos

A ligação à rede obriga ao pagamento de um ou mais dos seguintes encargos:

  • Encargos inerentes à construção da infraestutura de ligação, para uso exclusivo ou partilhado;
  • Encargos com os estudos efetuados;
  • Eventuais encargos com a alteração de ligações já existentes.

Nas situações em que sejam necessárias alterações aos ramais de distribuição de ligações já existentes, que venham a demonstrar-se tecnicamente exigíveis para atender à evolução dos consumos da instalação em causa, haverá uma comparticipação por parte do cliente nos custos das ações imediatas ou diferidas necessárias à alteração.

De acordo com o Regulamento das Relações Comerciais publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os encargos com a ligação à rede de instalações com consumo anual superior a 10 mil m3 são objeto de orçamento a apresentar pelo Operador da Rede de Distribuição (Portgás). O método de cálculo poderá ser consultado no site da ERSE.

Os valores dos encargos com a rede a construir definidos pela ERSE para o ano gás 2020-2021 são os seguintes:

  • Troço do ramal de distribuição que excede o comprimento máximo: 30,90€/m
  • Rede a construir: 49,50€/m

Após a entrega da documentação e pagamento dos encargos de acordo com o orçamento apresentado, para a concretização da ligação à rede será necessário garantir:

  • A conclusão da construção do ramal e/ou extensão de rede;
  • A entrega do Termo de Responsabilidade, emitido pelo instalador, e do Certificado de Inspeção da instalação emitido por uma Entidade Inspetora;
  • A celebração do contrato de fornecimento de gás.

O que fazemos

Estudos energéticos

A nossa experiência de mais de 20 anos no mercado permite-nos disponibilizar equipas técnicas para acompanhamento de estudos energéticos, facultando informação sobre o traçado de rede de gás natural.

Projetos de desenvolvimento de rede

Realizamos projetos de desenvolvimento da rede para proporcionar a mais empresários do setor industrial as vantagens do gás natural: uma energia mais económica e limpa que contribuirá para tornar as empresas mais competitivas.

Tem dúvidas?

Contacte-nos: pedidosdeligacao@portgas.pt ou 222 426 200 / 808 100 900 (Atendimento ao Cliente, dias úteis 09h00 - 21h00).

Comercializadores a operar na área de concessão

Mão a mexer na válvula do contador de gás natural

Comercializadores a operar na área de concessão

Com base na rede de distribuição operada pela Portgás, os diferentes comercializadores fornecem gás natural aos clientes finais.

Perguntas Frequentes

  • Quero instalar um Posto de Redução e Medida (PRM) na minha indústria. Onde pode ser instalado?

  • Os equipamentos dentro do Posto de Redução e Medida (PRM) são do Cliente?

  • Qual o Poder Calorífico Superior (PCS) do meu local de consumo?

  • Quais os concelhos incluídos na área de concessão da Portgás?