A REN Gás, S.A. adquiriu, a 4 de outubro de 2017, a totalidade do capital social da EDP Gás, S.G.P.S., S.A. (“EDP Gás”) ao Grupo EDP e, indiretamente, a sua subsidiária EDP Gás Distribuição, S.A. (“EDP Gás Distribuição”).
Na sequência desta aquisição, esta empresa passou a integrar o Grupo REN, com a denominação social REN Portgás Distribuição, S.A.
A nova titularidade e a mudança de denominação em nada alterarão o relacionamento de proximidade e de confiança com os nossos interlocutores.
Empresa
A REN Portgás Distribuição é uma empresa recentemente adquirida pela REN Gás S.A., a 4 de outubro de 2017 (100% do capital).
A empresa foi constituída como sociedade anónima de capitais privados por escritura pública de 12 de janeiro de 1988, com a denominação Portgás – Sociedade de Produção e Distribuição de Gás. Tratando-se de uma empresa de serviço público de distribuição de gás natural, centra a sua atividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição deste gás na região litoral norte de Portugal (29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo).
Este serviço foi concessionado em 1993, tendo sido assinado com o Estado português, em 2008, um novo contrato de concessão que vigorará até 2048.
A Portgás – Sociedade de Produção e Distribuição de Gás passou a operar no mercado com a marca EDP Gás Distribuição a 1 de janeiro de 2008, reforçando a sua identificação com o Grupo EDP. Em maio de 2016, a designação social da empresa foi alterada para EDP Gás Distribuição, S.A..
Com a aquisição pela REN Gás S.A., a 4 de outubro de 2017, a designação social da empresa passou a REN Portgás Distribuição, S.A. A 29 de maio de 2018 começou a utilizar a marca Portgás.
Visão
Ser a utility de referência em criação de valor, inovação e sustentabilidade.
Missão
Disponibilizar serviços de energia com impacto positivo na vida das pessoas, dos stakeholders e das comunidades em que se insere.
O capital social da Portgás, de 7.909.150€, é detido a 100% pela REN Gás Distribuição SGPS.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Conselho de Administração
Maria José Clara - Presidente do Conselho de Administração
Nuno Fitas Mendes - Administrador-Delegado
Victor Baptista- Vogal
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
A Portgás obteve em dezembro de 2018 a certificação, pela APCER, do Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), de acordo com a norma de referência NP 4457:2007. A Portgás é a primeira empresa portuguesa de distribuição de gás certificada em IDI e passa a integrar a lista de pouco mais de uma centena de empresas nacionais com esta certificação.
A empresa tem definida uma estratégia de IDI em torno de 3 grandes pilares: smart gas grid, product awareness e business development. De destacar, no âmbito do primeiro pilar, o projeto-piloto “Porto Smart Gas Grid”, uma iniciativa pioneira em Portugal ao nível das redes inteligentes de gás natural, para testar dois vetores: smart meters, ou contadores inteligentes, que permitem a comunicação para operações remotas e a recolha de leituras; smart regulation, que possibilita a operação remota de postos de regulação e medida da rede de distribuição de gás natural. Numa primeira fase, foram instalados dois smart regulation systems e 90 contadores inteligentes num edifício da cidade do Porto.
Entre as parcerias estabelecidas pela Portgás, de salientar o facto de se ter tornado parceira estratégica da Innoenergy, comunidade de inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (órgão da União Europeia que promove a capacidade de inovação da Europa). A Portgás é o 4.º parceiro português da Innoenergy. No âmbito desta parceria encontram-se em avaliação várias oportunidades de inovação no ecossistema europeu.
A Portgás, empresa do grupo REN, é o operador de redes que mais investe no sistema nacional de gás natural: representa cerca de 50% de todo o investimento ao nível dos operadores de rede de distribuição, o que corresponde a um investimento de cerca de 130 M€ no período 2019-2023. A empresa aposta na inovação enquanto driver estratégico do desenvolvimento do seu negócio e como fator de sustentabilidade do setor.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
A gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança é intrínseca à atividade da Portgás.
O Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança (SIGQAS) implementado na Portgás procura contribuir para que o desenvolvimento, a exploração e a utilização de redes de distribuição de gás natural cumpram os requisitos das normas aplicáveis, assegurando a sustentabilidade nas atividades e a criação de impacto positivo na sociedade.
A Política de Sustentabilidade em vigor integra os princípios sobre a gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança na Portgás.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Sempre que pensamos em sustentabilidade, lembramo-nos da reciclagem e da separação de resíduos. Em casa separamos papel, vidro, plástico, metais, óleos, pilhas, lixo orgânico… Já imaginou qual é a logística envolvida no tratamento dos resíduos de obras de construção de uma infraestrutura de gás natural?
O desenvolvimento das cidades implica um volume de obras significativo. Estas obras geram resíduos: se a primeira preocupação é Reduzir a quantidade de resíduos, os que são gerados precisam de ter um tratamento adequado, através da sua Reutilização ou Reciclagem. Existem normas que determinam o correto tratamento e o destino final dos materiais sobrantes.
A Portgás atua em conformidade com as normas e as boas práticas internacionais. Investe, continuamente, em programas de gestão ambiental com vista à separação de resíduos ao longo do ciclo de gestão da obra, contribuindo para que os mesmos sejam reutilizados ou reciclados. Deste modo, conseguimos melhorias das condições de trabalho, com maior limpeza e organização dos espaços intervencionados, e redução dos impactos no Ambiente.
Os parceiros da Portgás recebem formação no início e durante todo o processo, conseguindo-se, assim, uma melhor qualificação profissional e consciencialização ambiental, para além de permitir que as boas práticas sejam incorporadas no quotidiano destes nossos prestadores de serviços.
Assim, a Portgás compromete-se publicamente com o ambiente realizando obras sustentáveis que:
- respeitam os pressupostos da sua Política de Ambiente;
- cumprem toda a legislação ambiental;
- obedecem aos procedimentos mais sustentáveis a nível mundial, com avaliação externa em índices internacionais;
- garantem a gestão sustentável de resíduos, direcionados para destinos adequados;
- estão enquadradas numa atividade certificada nas normas internacionais de gestão de Qualidade ISO 9001, Segurança ISO 45001, Ambiente 14001 e Investigação, Desenvolvimento e Inovação NP 4457.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.