Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

Estrada junto ao rio Douro, Porto

18 outubro 2022

Portgás subscreve o Pacto do Porto para o Clima

A Portgás é subscritora do Pacto do Porto para o Clima, iniciativa promovida pela Câmara Municipal da cidade para redução de emissões de GEE com vista à neutralidade carbónica. Este pacto é mobilizador de uma ação coletiva e pretende “criar uma grande comunidade de aprendizagem, partilha e apoio mútuo” com a ambição de que “o Porto seja líder, a nível nacional, na ação climática, antecipando a neutralidade carbónica”, conforme pode ler-se no site do projeto.


A Portgás assume-se como um agente ativo no desenvolvimento de estratégias de negócio que suportem a transição para um sistema energético mais sustentável. O estudo de incorporação de gases renováveis e de baixo teor de carbono, a redução das emissões de metano e o investimento em tecnologia com propósito e sustentável, para otimizar as operações, são alguns dos atuais desafios da Portgás no âmbito da descarbonização e digitalização dos ativos.

 

A sustentabilidade e a inovação, em plena integração com a comunidade em que está inserida, são linhas orientadoras da estratégia da Portgás. Enquanto operadora de rede, com o compromisso de assegurar uma transformação adequada das redes de gás, compatível com as metas de neutralidade carbónica em 2050, a Portgás tem vindo a desenvolver os seus projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação privilegiando parcerias, nomeadamente com autarquias, agências de energia, instituições académicas e parceiros tecnológicos. De destacar projetos com os seguintes parceiros: Águas do Porto (biometano); INEGI (injeção de hidrogénio na rede de distribuição de gás); INESC (incorporação de gases renováveis na rede de distribuição de gás); Lipor (biometano).

 

As autarquias da área de concessão da Portgás têm assumido o papel de atores relevantes na transição energética como parte essencial da criação de cidades mais sustentáveis. O município do Porto é disso um excelente exemplo. Para a Portgás é um compromisso e uma honra subscrever o Pacto do Porto para o Clima.