Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

Perguntas Frequentes

Como podemos ajudar?

voltar

Posso ter um contador inteligente?

A instalação generalizada de contadores inteligentes ainda não está prevista e depende da definição, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de políticas regulatórias nesse sentido.

 

A Portgás tem vindo a testar, nos últimos anos, diversas tecnologias e equipamentos de medição para aumentar a fiabilidade e o rigor da medida, caminhando para uma maior digitalização e sensorização da infraestrutura.


Os contadores inteligentes (“smart meters”) são essenciais para permitir a descarbonização do gás veiculado nas redes de distribuição e um fator primordial para que seja possível injetar, nestas redes, gases de origem renovável (biometano e hidrogénio verde).

A Portgás tem em curso a instalação de equipamentos “smart meters” que vão ser colocados numa amostra de clientes domésticos e terciários, para permitir a modelação do funcionamento da rede. Os locais onde estes contadores vão ser instalados correspondem a pontos de consumo, identificados através de uma análise estatística, que constituem uma amostra representativa de todos os pontos de consumo ligados à rede da Portgás. A informação obtida através destes contadores permitirá monitorizar e controlar a qualidade do gás quando for iniciada a introdução dos gases renováveis nas redes de distribuição da Portgás.

 

 

Perguntas frequentes relacionadas

  • O imóvel já foi abastecido com gás natural, mas agora não tem contador. Como pedir a instalação?

  • Tenho de estar presente no momento de ligação do contador?

  • A Portgás tem de estar presente no momento da ligação do contador. Porquê?

  • O meu contador está em mau estado / avariado ou não está selado. O que fazer?