O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

22 outubro 2020

4º Encontro de Sustentabilidade da Portgás

A Portgás realizou, no final de outubro, o 4º Encontro de Sustentabilidade. No formato de webinar, o evento reuniu diversos oradores que abordaram perspetivas relevantes no âmbito do tema “A transformação do setor energético e o papel dos operadores de rede de distribuição de gás natural”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, partilhou a forma como a cidade está a evoluir em torno de uma perspetiva integrada de futuro e como a Portgás faz parte dessa transformação.

A vigilância e aposta nos gases de origem renovável, como o biometano e o hidrogénio, no contexto da rede de distribuição, foram discutidos sob várias perspetivas num debate com representantes do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (Rui Almeida), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Prof. Adélio Mendes) e da Lipor (Fernando Leite).

A sessão contou ainda com uma apresentação focada em segurança, da Autoridade para as Condições do Trabalho (Rui Arrifana).

Portgás: presente e futuro

A Portgás apresentou a sua campanha de prevenção de acidentes (700=0), bem como a iniciativa digitalização do controlo de requisitos em obra através de plataformas de gestão documental (MoveQAS).

Foram também apresentadas as iniciativas em curso com vista à injeção de gases de origem renovável na rede, perspetiva com a qual a Portgás se comprometeu no âmbito da sua proposta de PDIRD-GN 2020 submetido à tutela, em alinhamento com o novo enquadramento legal do setor.

Este fórum dirigido aos diferentes stakeholders, internos e externos, pretendeu reforçar as relações da Portgás na sociedade, tendo como objetivos fundamentais:

  • estreitar a relação com a sua cadeia de valor, aproximando-a dos seus princípios e formas de trabalhar;
  • partilhar e comunicar casos de sucesso e aprendizagens recentes, bem como projetos em curso e a estratégia de descarbonização e digitalização.

Como sintetizou o Administrador-Delegado da Portgás, Nuno Fitas Mendes, foi um "evento a apontar para o futuro, mas a falar do presente" porque "o setor energético está em transformação e o setor do gás é um dos motores dessa transformação".