O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

Acordo Portgás e Águas do Porto

28 julho 2020

Portgás e Águas do Porto celebram acordo

A Portgás e a Águas do Porto celebraram um acordo para o estudo da viabilidade da injeção de biometano na rede de distribuição de gás.

O objetivo é o de avaliar a relevância do biogás proveniente das ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) do Freixo e de Sobreiras, com posterior conversão em biometano, para fins de exploração comercial a partir daquelas ETAR. Este trabalho permitirá o desenvolvimento de requisitos técnicos e de controlo de qualidade para a injeção de biometano nas redes de gás natural, bem como a redução direta ou indireta dos custos da operação das ETAR.

Para a Portgás, o projeto representa o início da operacionalização do processo de descarbonização das infraestruturas de gás, com incorporação de gases renováveis na rede, em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima para 2030. Efetivamente, será possível promover a descarbonização da rede de distribuição de gás natural visto que o volume injetado previsto (5,4 m3/ano) representa cerca de 0,9% de todo o gás veiculado pela Portgás, ou seja, cerca de 1/3 dos consumos da cidade do Porto, excluídos os consumos industriais.