O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

01 setembro 2020

Portgás integra projeto LINK4Sustainability

A Portgás participa num projeto mobilizador de I&D – Link4Sustainability – integrado no programa do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) do Portugal 2020.

Esta iniciativa visa promover a inovação social em aplicações de interesse público, através do desenvolvimento de uma nova geração de dispositivos de conetividade que possibilitem um conjunto de novos modelos de negócio e serviços. 

O Link4Sustainability está organizado em 6 PPS (Produto, Processo ou Serviço), entre os quais a REN irá conduzir o PPS 5 – Cyber-Physical Systems (CPS) for Energy, com foco no desenvolvimento de ligações e sinergias. Para além da Portgás, participam neste PPS 5 – CPS for Energy: Universidade do Minho, CEiiA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), NOS Comunicações, NOS Technology, WeDo Consulting e Exatronic.

As atividades do “PPS 5 – CPS for Energy” passam pela monitorização das seguintes vertentes:

  • Válvulas de rede e da infraestrutura de distribuição de gás;
  • Condições de estado/segurança das uniões de cabos subterrâneos Muito Alta Tensão (MAT);
  • Apoios de linhas MAT e de torres de telecomunicações.

Com uma duração prevista de 3 anos, o Link4Sustainability é liderado pela NOS Comunicações. Para além das entidades que integram o “PPS 5 – CPS for Energy”, o projeto conta ainda com as seguintes participações: INL (International Iberian Nanotechnology Laboratory), DTx (Colab Associação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital), WyzeOps - Mobility Operations e Electric Visionary Aircrafts.