O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

12 maio 2021

Portgás com papel ativo na transição energética

A Portgás assume-se como um "agente ativo", no panorama energético nacional, no desenvolvimento de estratégias de negócio que suportem a transição para um sistema energético mais sustentável.


Os diversos desafios que o atual contexto da transição energética traz, nos domínios operacional, tecnológico, regulatório e financeiro, estão patentes no PDIRD-GN (Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição de Gás Natural) 2020, apresentado pela empresa e atualmente em consulta pública. Neste plano está definida uma estratégia alicerçada numa alteração da sua política de inovação (Sustainable Gas, Smart Gas Company e Customer Engagement), capacitando os ativos de distribuição e potenciando o desenvolvimento de novos polos de consumo, para garantir uma transição energética justa, com elevada resiliência, qualidade de serviço e de integração com o setor elétrico.


Também assente nessa estratégia, a Portgás lançou um projeto para assegurar a compatibilidade total das suas infraestruturas com 100% de gases renováveis, nomeadamente o hidrogénio.

 

A Portgás está ainda a trabalhar no sentido de garantir a gestão e a operação dos sistemas de distribuição de gás, com injeção de misturas variáveis de fontes renováveis de energia.