Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

gás verde

31 outubro 2024

Portgás e o gás nas notícias

 

Conheça as notícias publicadas nos meios de comunicação social sobre a Portgás e a rede de distribuição de gás.

 

A Portgás e a rede de distribuição de gás a caminho da descarbonização: a transição do fóssil para o renovável.

 

 

APPB alerta para o cumprimento do Plano de Ação para o Biometano

"A Associação Portuguesa de Produtores de Bioenergia (APPB) considera crucial para o setor energético nacional que o Plano de Ação para o Biometano (PAB) avance e comece a tornar-se realidade. 

De acordo com o secretário-geral da APPB, Jaime Braga, que ontem participou na primeira conferência nacional da ENSE sobre fiscalização e prevenção do setor energético, “é crucial que seja publicada a tão aguardada legislação que definirá o enquadramento estratégico para o setor, potenciando o surgimento do indispensável modelo de articulação entre os produtores, tão diferentes entre si ao nível das atividades económicas, desde o setor público empresarial ao setor privado industrial, passando pela pecuária”. 


APPB alerta para o cumprimento do Plano de Ação para o Biometano |
Ambiente Online 

 

Bondalti entra no negócio da produção de biogás e biometano em Portugal e Espanha

"A Bondalti Water, empresa do universo Bondalti - que por sua vez pertence ao Grupo José de Mello - anunciou esta sexta-feira que acaba de lançar uma nova linha de negócios. Chama-se Bondalti Biogás e será dedicada à comercialização de soluções para a produção destes gases de origem renovável. (...)

De acordo com as estimativas da Bondalti, o mercado ibérico apresenta um potencial superior a 2.500 instalações de biogás. Enquanto em Espanha o potencial de produção de biometano se encontra estimado em 163 Twh/ano (terceiro país europeu depois da Alemanha e da França) - com 40% do gás natural consumido pela indústria a poder ser substituído por biogás - em Portugal, o seu consumo poderá substituir quase 10% do consumo de gás natural por biometano. Este valor pode chegar aos 18,6% em 2040, de acordo com estimativas do Plano de Ação para o Biometano (PAB).

Segundo o documento, a criação do mercado de biometano em Portugal deve focar-se em cinco setores estratégicos para o seu desenvolvimento: resíduos sólidos urbanos, águas residuais, agricultura, pecuária e agroindústria."

 

Bondalti entra no negócio da produção de biogás e biometano em Portugal e Espanha | Jornal de Negócios 

 

Floene já tem 200 pedidos de injeção de hidrogénio e biometano na rede de gás natural

"Depois de anos a receber pedidos para injeção de biometano ou hidrogénio verde na rede de distribuição de gás natural (em julho eram já 170), a Floene (antiga Galp Gás Natural Distribuição) anunciou que chegou agora à marca dos 200 pedidos: 125 de hidrogénio verde e 75 de biometano. (...)

"Estamos totalmente alinhados com o Plano de Ação para o Biometano e acreditamos que vão ser precisas 50 unidades de produção de biometano - 26 com base em aterros municipais e o resto na agricultura - para conseguirmos chegar a 9% de descarbonização da rede de gás em 2030 e atingir os 2,7 TWh", disse o responsável do operador de redes de distribuição de gás, sublinhando que esta é uma "evolução que garante independência energética, tecnológica e um menor custo para os consumidores".

Perante uma plateia com os maiores "players" do setor energético em Portugal, o "Chief Operating Officer" (COO) da Floene garantiu ainda que "de Leiria à Póvoa do Varzim temos importantes empresas nacionais para produzir gases renováveis, através de vários tipos de tecnologias para fazer esta descarbonização".

 

Floene já tem 200 pedidos de injeção de hidrogénio e biometano na rede de gás natural | Jornal de Negócios

 

Governo avança com leilão de gases renováveis e gasta até 140 milhões

"O Governo vai avançar com um leilão de gases renováveis, ou seja, biometano e hidrogénio verde, num processo que vai implicar uma despesa total de 140 milhões de euros, foi anunciado esta sexta-feira.

A medida, anunciada pela ministra do Ambiente e Energia na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que decorreu no Entroncamento, tem como objetivo "estimular a produção de biometano e hidrogénio verde em Portugal, contribuindo para a transição para uma economia mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis", segundo um documento hoje divulgado."

 

Governo avança com leilão de gases renováveis e gasta até 140 milhões | Jornal de Negócios

 

Viana do Castelo abre porta à produção de hidrogénio

“É uma oportunidade única para Viana do Castelo que devemos acarinhar, e daí propor o reconhecimento do interesse municipal. Devemos abraçar este projeto que pode ser o primeiro e único em Portugal”, referiu em comunicado o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, sobre o projeto que visa a produção de energia limpa e a redução da pegada de carbono industrial.


Este reconhecimento permite que a JAF H2 Verde inicie o projeto e o sujeite à apreciação da Reserva Agrícola Nacional (RAN). A infraestrutura utilizará energia renovável para a produção de hidrogénio verde, vindo de fontes renováveis como a solar ou eólica, por meio de uma membrana polimérica. Os produtos finais, hidrogénio e oxigénio (subproduto), vão ser injetados em redes de gás de distribuição local e rede de unidade industrial, no caso do hidrogénio, e para consumo industrial ou hospitalar, no caso do oxigénio.

Viana do Castelo abre porta à produção de hidrogénio | Eco.sapo.pt

 

Município de Braga investe 3,1 milhões de euros numa central de produção de biometano

"A Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga (Agere) vai investir 3,1 milhões de euros na construção de uma central de produção de biometano na estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Frossos, (...)."

Candidatado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto contempla o desenvolvimento de uma solução que permitirá potenciar o poder energético do biogás a produzir na ETAR de Frossos através da construção de uma unidade de produção de biometano, que será, posteriormente, injetado na rede pública de gás natural (RPGN), localizada nas proximidades da ETAR."
 

Município de Braga investe 3,1 milhões de euros numa central de produção de biometano | Portocanal.sapo.pt 

 

Espanhola Genia Bioenergy planeia investir 150 milhões no biometano em Portugal

"A empresa espanhola Genia Bioenergy, que já havia anunciado um projeto para a construção de uma central de biometano em Leiria, quer alargar a atividade em Portugal. O plano é investir 150 milhões de euros, que se traduzem em cinco projetos de biometano de norte a sul do país, até 2030.

Para já, estão a ser feitos contactos com “atores locais” e empresas que possam ter interesse em juntar-se à Genia Bioenergy, beneficiando do negócio — ou como clientes, que comprem o biometano, ou como produtores dos resíduos que são usados para o fabrico deste gás renovável. “Estamos a trabalhar desde o norte de Portugal até à zona de Lisboa, e um pouco abaixo de Lisboa, onde exista indústria agroalimentar que produza resíduos que se possam valorizar”, partilha Butler [CEO da Genia Bioenergy]."

 

Espanhola Genia Bioenergy planeia investir 150 milhões no biometano em Portugal | Eco.sapo.pt