A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
Particulares
Negócios
Indústria
Profissionais
31 março 2022
A Portgás participou na Cimeira sobre Hidrogénio na Hydrogen & Fuel Cells Energy Summit, iniciativa realizada no Porto de 16 a 17 de março.
O Hydrogen & Fuel Cells Energy Summit é um evento de dois dias que reúne vários intervenientes da indústria do Hidrogénio para discutir as inovações económicas e infraestruturais necessárias para um futuro energético sustentável.
Organizada pelo ACI, a 5ª Cimeira de Energia de Hidrogénio e Pilhas de Combustível realizou-se no Porto, nos dias 16 e 17 de março de 2022, sob o tema "Moving Towards the Hydrogen Economy".
Em 2024, a Cimeira da Energia do Hidrogénio e das Pilhas de Combustível terá lugar nos dias 3 e 4 de abril em Valência, Espanha.
Nuno Fitas Mendes, Administrador da Portgás, destacou na sua intervenção a importância de nortear pela orientação para o cliente o desenvolvimento dos projetos de Hidrogénio: “As preocupações com a viabilidade técnica devem ser tratadas rapidamente, para podermos entregar uma estratégia time-to-market para descarbonizar ao mesmo ritmo da eletrificação.”
O Administrador da Portgás salientou que “Estamos a assistir a uma discussão crescente quanto ao mercado doméstico: há quem diga que o H2 não é adequado para o B2C, nós afirmamos que o B2C deve ter essa opção.”
O H2 é uma substância gasosa, inflamável, incolor, inodora, não metálica e insolúvel em água. O ponto de fusão do Hidrogénio molecular é -259,2 ºC e o ponto de ebulição é -252,9 º C. Dadas as suas características, principalmente a capacidade de armazenar energia, esta substância é utilizada como combustível.
Existem diferentes Tipos Hidrogénio, tais como:
Este processo recorre principalmente ao Gás Natural ou outros combustíveis fósseis, que ao serem aquecidos para separar o H2 também acabam por libertar CO2 para a atmosfera. É um processo altamente poluente, justificando a sua cor.
No processo do Hidrogénio Azul, as emissões poluentes são minimizadas pela captura do Gás através de vários processos, resultando numa redução do impacto negativo sobre o meio ambiente.
O Hidrogénio Verde é obtido pela sua separação do oxigénio através da eletrólise da água. Esta eletrólise pode ser realizada com energia de fontes renováveis, o que torna o processo mais sustentável, fornecendo-nos uma fonte de energia limpa.
Descubra mais sobre os seus tipos e como pode ser feita a produção de Hidrogénio com a Portgás.
Durante a cimeira, foi clarificado pelo Administrador da Portgás a partir de 3 linhas orientadoras que, do ponto de vista do cliente, o H2 é a opção certeira para o B2C.
Distribuímos energia através de redes interligadas. Um lar confortável.
A Portgás distribui energia ininterruptamente, a todos e em todo o lado. Quando estamos ligados, a comunidade é o nosso lar.
A Portgás entrega uma energia de baixo carbono que será cada vez mais limpa.
Como poderá ser feita a produção de biomeatano?
Qual o impacto ecológico da inclusão de biometano e/ou hidrogénio no gás fornecido aos clientes?
Saiba com a Portgás todas as informações pertinentes relacionadas com o Hidrogénio desde:
Como e onde poderá ser feita a produção de Hidrogénio?
Como se armazena e transporta o Hidrogénio?
Qual o impacto ecológico da inclusão de biometano e/ou Hidrogénio no gás fornecido aos clientes?
A probabilidade de 'falhas de gás' com Hidrogénio é a mesma do que com 100% gás natural?
Consulte todas as respostas Portgás às suas questões e dúvidas!
a carregar informação...