Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

gás verde descarbonização Portgás

21 agosto 2024

Portgás e o gás nas notícias

 

Conheça as notícias publicadas nos meios de comunicação social sobre a Portgás e a rede de distribuição de gás.

 

A Portgás e a rede de distribuição de gás a caminho da descarbonização: a transição do fóssil para o renovável.

 

 

Município cofinancia eficiência energética de esquentadores para consumidores sem capacidade económica

"A Câmara do Porto vai apoiar os munícipes "mais vulneráveis, que não têm capacidade económica" na adesão à medida "Esquentadores + Eficientes", que vai instalar equipamentos de maior eficiência energética nas habitações de beneficiários de tarifa social. Proposta de apoio ascende aos 50 mil euros, que beneficiarão cerca de 370 famílias, e foi aprovada, por unanimidade, pelo Executivo.

 

A medida, promovida pela REN Portgás, visa contribuir para o cumprimento das metas nacionais de descarbonização por via do apoio aos consumidores de gás na substituição dos equipamentos de preparação de águas quentes sanitárias por outros, mais atuais e de alta eficiência energética."

 

Município cofinancia eficiência energética de esquentadores para consumidores sem capacidade económica  | Porto.

 

Portgás quer investir 128 milhões de euros até 2029 nos 29 concelhos da sua área de concessão

"A Portgás, empresa detida a 100% pela REN – Redes Energéticas Nacionais, prevê investir nos 29 concelhos da sua área de concessão 128 milhões de euros até 2029, com vista ao crescimento da rede de distribuição e à descarbonização."

 

Portgás quer investir 128 milhões de euros até 2029 nos 29 concelhos da sua área de concessão | Executive Digest

 

Gases renováveis com capacidade para substituir a 100% gás fóssil importado

"Estudo conclui que descarbonização equilibrada (eletrificação mais gases renováveis) é o que implica menos custos para o desenvolvimento de redes, e gerando mais poupanças face a um cenário de eletrificação total.

 

Os gases renováveis têm a capacidade para substituir totalmente o gás natural, de origem fóssil, importado até 2050. Esta é uma das conclusões do estudo Gases renováveis e redes do futuro apresentado hoje em Lisboa pela Floene, companhia de distribuição de gás natural.

 

Olhando para 2050, o estudo aponta que os gases renováveis como o biometano e o hidrogénio verde vão conseguir ultrapassar o consumo nacional estimado para esse ano: 23,2 terawatts hora (Twh). Já a oferta de gases renováveis deverá superar os 59 TWh.

 

Destacando o biometano, a produção deste gás deverá atingir quase 14 TWh em 20250 a partir de várias fontes: biomassa, metano sintético, agropecuária, aterros, agroindústria e ETAR."

 

Gases renováveis com capacidade para substituir a 100% gás fóssil importado | O Jornal Económico

 

Gases renováveis podem ser a solução para reduzir a conta da energia 

"Introdução deste tipo de produtos na rede de gás, especialmente o biometano, é apontada como um recurso viável, seguro e económico para a descarbonização e o país poderá liderar na transição para uma economia sustentável.

 

A combinação de eletricidade e gases renováveis pode gerar poupanças globais de cerca de 2500 milhões de euros, comparado com uma eletrificação completa. Esta abordagem reduz os investimentos necessários e diminui os custos para consumidores e empresas, melhorando a competitividade energética de Portugal."

 

Gases renováveis podem ser a solução para reduzir a conta da energia | Dinheiro Vivo

 

O que é o biometano e como pode contribuir para a transição energética?

"Os gases renováveis, como o Biometano e o Hidrogénio Verde, assumem assim uma posição de destaque, até por serem soluções já devidamente comprovadas. No caso do primeiro não só permite a descarbonização dos atuais consumos de gás, através da redução de emissões de gases com efeito de estufa, como tem agregado um conjunto alargado de benefícios, como a promoção da economia circular, a valorização e tratamento de resíduos ou a criação de emprego. Além disso não exige qualquer investimento além da produção, pois é compatível com todos os atuais equipamentos a gás."

 

O que é o biometano e como pode contribuir para a transição energética? | Green Efact, Sapo

 

Sistema de garantias de origem para gases renováveis arranca já este mês 

"A REN vai começar já este mês a poder emitir certificados para gases de origem renovável (hidrogénio e biometano), à semelhança do que já acontece com a eletricidade. Este processo será internacionalizado até ao final do ano com a adesão, no setor do gás, à Associação de Entidades Emissoras (AIB), o que irá permitir a importação e exportação destas Garantias de Origem no espaço europeu."

 

Sistema de garantias de origem para gases renováveis arranca já este mês  | Ambiente Magazine

 

Descarbonização: hidrogénio verde e biometano são alternativa à eletrificação

"Há mais do que uma via para alcançar a neutralidade carbónica. Principalmente para as indústrias onde a eletrificação é um desafio, se não mesmo impossível, defende Jesús Rodríguez González, partner da McKinsey.

 

Quando o objetivo é descarbonizar há duas vias possíveis: a eletrificação, “assumindo que a eletricidade é verde”, ou os gases renováveis. E se em alguns setores a eletrificação parece ser a solução mais fácil e evidente, há outros, nomeadamente as indústrias pesadas, os transportes de mercadorias, a aviação, só para mencionar alguns, onde isso não acontece. Aqui o gás parece ser a melhor opção, mesmo porque é uma solução que não implica novos investimentos em termos de mudança de infraestrutura, defende Jesús Rodríguez González, partner da McKinsey, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

 

Na opinião de Jesús Rodríguez González, o gás natural é imprescindível para o desenvolvimento do setor energético da Europa. É certo que os estudos indiciam uma diminuição do consumo, com o aumento da eletrificação, mas o certo é que verifica-se “um declive muito suave” e que “continuará a ser relevante na matriz europeia e ibérica durante os próximos 20 anos”.

 

Que alternativas existem? A nível económico, o biometano “será a alternativa economicamente mais viável”, dado que já se está a assistir ao desenvolvimento de fábricas de biometano em Portugal e Espanha."

 

Descarbonização: hidrogénio verde e biometano são alternativa à eletrificação | Dinheiro Vivo

 

Gases renováveis são peça-chave para a descarbonização da indústria

"Portugal comprometeu-se a atingir, até 2045, a neutralidade carbónica, um desafio que quer cumprir cinco anos antes da meta definida pela Comissão Europeia, mas que exige trabalho árduo em várias áreas. “Claramente que o caminho é complexo e difícil. Cremos que não deve haver receio de analisar as metas intermédias, avaliar em cada momento e, sempre que necessário, fazer uma recalendarização”, defendeu Jorge Lúcio, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gás (APEG) durante o XI Encontro da APEG, em Lisboa.

 

Jorge Lúcio lembrou também que a introdução dos gases renováveis no mix energético nacional, “uma realidade que está em marcha”, é fundamental para apoiar a transição e considera “bom sinal” o programa nacional para o hidrogénio. Recorde-se que a estratégia do país prevê a injeção de 10% a 15% de hidrogénio verde na rede de gás natural até 2030, a que se deverá juntar 9,1% de biometano no mesmo ano. “É esta potencialidade que deve ser utilizada pela sociedade e pelo sistema energético neste caminho da descarbonização”, insistiu o líder da associação.

 

Laurence Poirer-Dietz, diretora-geral da GRDF, explicou como a empresa e o país estão a apostar no biometano para “descarbonizar vários setores”. O apoio público a este mercado é, referiu, essencial para conseguir aumentar a penetração deste gás renovável que é, a par de outros, “chave para a descarbonização da indústria” – nomeadamente as mais intensivas, como a agroindustrial ou químicas. Atualmente, a GRDF tem 652 pontos de produção de biometano com uma capacidade instalada de 12 TWh/ano, mas quer multiplicar esse valor por cinco e atingir 50 TWh/ano até 2030. “Para isso temos de reduzir o custo e o tempo dos projetos. O regulador fez as contas e diz que precisamos de investimentos de 6 a 10 mil milhões de euros até 2050 para adaptar as infraestruturas de gás”, explicou."

 

Gases renováveis são peça-chave para a descarbonização da indústria | Capital Verde, Sapo

 

REN e Enagás assinam acordo para desenvolver e financiar estudos para interligação de hidrogénio verde

"Os operadores de rede da transporte português e espanhol, a REN e a Enagás, assinaram esta terça-feira uma carta paralela ao Memorando de Entendimento já em vigor para financiar e desenvolver conjuntamente os estudos correspondentes para a interligação de hidrogénio renovável entre Portugal e Espanha (Celorico da Beira Zamora), CelZa, indicou a REN.

 

Lançado em outubro de 2022 pelo presidente do governo de Espanha, pelo presidente de França e pelo primeiro-ministro de Portugal. O projeto H2med quer ligar as redes de hidrogénio da Península Ibérica às de França, Alemanha e de todo o Noroeste da Europa, com o objetivo de que a Europa seja abastecida com hidrogénio renovável e acessível até 2030."

 

REN e Enagás assinam acordo para desenvolver e financiar estudos para interligação de hidrogénio verde | Ambiente Online

 

Lançado concurso para a produção de hidrogénio verde e outros gases renováveis

"O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn), através do Fundo Ambiental, anunciou esta quinta-feira a abertura de concurso produção de hidrogénio e gás renovável, no valor de 70 milhões de euros, com o intuito de aumentar a respetiva capacidade."

 

“Este financiamento, para a produção de hidrogénio e gás renovável, é um investimento estratégico na transição para uma economia de baixo carbono. Ao fomentar um desenvolvimento de tecnologias limpas e a infraestrutura necessária, estamos a contribuir para a sustentabilidade ambiental, económica e social do País, alinhando-se com as metas climáticas e energéticas para 2030”, considera Maria da Graça Carvalho, que apela às empresas que se candidatem a este concurso, que visa atribuir 70 milhões a projetos inovadores e sustentáveis."

 

Lançado concurso para a produção de hidrogénio verde e outros gases renováveis | Ambiente Online