Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

03 novembro 2022

A rede de gás é importante na descarbonização

A descarbonização é uma ação fundamental para um futuro sustentável por todo o seu processo inerente ao seu principal objetivo: redução das emissões. 

A transição para uma economia de baixo carbono é uma prioridade global, à medida que se vão enfrentando os desafios das mudanças climáticas em busca de garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. 

Nesse contexto, a rede de gás é importante na descarbonização e tem sido frequentemente desvalorizada, contudo, desempenha um papel vital na redução das emissões de carbono. 

Neste artigo, será explorado de que forma a atual Rede de Gás Natural é uma peça-chave na jornada em direção a um mundo mais limpo que promova uma maior sustentabilidade.

 

Descarbonização: O que é?

A Descarbonização é um processo crucial na redução das emissões de carbono na atmosfera, particularmente do Dióxido de Carbono (CO2). O principal objetivo é alcançar uma economia global com emissões substancialmente reduzidas, em busca de uma neutralidade climática por meio da transição energética.

 

A Importância do Contexto Regulatório

Um Contexto regulatório sólido é essencial para tornar a Descarbonização eficaz e eficiente. A Europa emergiu como um líder na promoção da transição energética global, adotando objetivos e políticas regulatórias destinadas a alcançar uma economia de baixo carbono. 

A descarbonização do sistema energético português até 2050 é possível e esse caminho deverá ser feito recorrendo aos gases de origem renovável, com utilização de rede de gás. A conclusão é da conceituada consultora AFRY, no estudo "The Role of Portuguese gas Infrastructures in the Decarbonization Process", que destaca que a descarbonização através de gases de origem renovável é benéfica para toda a economia portuguesa, em contraponto ao caminho da eletrificação total, que acarretaria um sobrecusto de 9 mil milhões de euros para o país.

 

O que é a AFRY? 

AFRY é um líder europeu em engenharia, design e serviços de consultoria, com um alcance global. Aceleramos a transição para uma sociedade sustentável. São 19.000 especialistas dedicados em infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as gerações vindouras.

A AFRY adverte para a necessidade de revisão do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, dado que este deve refletir os evidentes benefícios resultantes da utilização da rede de gás para desenvolvimento de gases, como o Biometano e o Hidrogénio. 

É ainda destacado que Portugal deve tirar partido das vantajosas condições endógenas, dado que o seu elevado potencial eólico e solar permitem produção em larga escala de hidrogénio verde e a um menor custo, comparativamente com os restantes países europeus.

O estudo (Trajetórias de Descarbonização para Edifícios Residenciais em Portugal) foi solicitado à AFRY pela APEG (Associação Portuguesa de Empresas de Gás) e contou com a colaboração da Portgás e da Floene (anterior Galp Gás Natural Distribuição).

 

A contribuição do Gás na Redução das Emissões

Gás Natural como combustível de transição:

O Gás natural é frequentemente considerado um "combustível de transição" dado o seu menor impacto ambiental, em comparação com os combustíveis fósseis convencionais, como carvão, petróleo, gás butano e gás propano. 

Gás Renovável e Biogás:

O desenvolvimento de fontes de gás de origem renovável e biogás amplia as opções de descarbonização. O biogás é produzido a partir de resíduos orgânicos e pode ser uma alternativa de baixa emissão.

 

O Papel do Gás na Geração de Energia Limpa

  • Geração de Eletricidade: As centrais de ciclo combinado a gás desempenham um papel fundamental para uma Eficiência Energética e com menor impacto ambiental.

  • Integração com Energias Renováveis: O gás serve como backup para fontes intermitentes de energia renovável, como a solar e eólica, garantindo a estabilidade do sistema energético.

 

A Importância da Infraestrutura de Gás

A rede de distribuição de gás desempenha um papel crucial no armazenamento, no fornecimento e na distribuição eficiente de energia.

Qualquer que seja o comercializador contratado, a distribuição do gás não sofre alterações. No caso dos Particulares, dos Negócios e das Indústria, o serviço é sempre assegurado pela Portgás. 


Casa eficiente com Gás Natural

Consulte a nossa Área de Concessão que abrange 29 municípios da região litoral norte.

 

Conclusão

A rede de gás desempenha um papel fundamental na descarbonização da nossa economia e na mitigação das mudanças climáticas. 

Na Portgás estamos empenhados em implementar no nosso roadmap uma política de inovação e desenvolvimento, capaz de responder aos desafios do setor energético.

A inovação contínua da descarbonização desta rede é essencial na geração de uma energia limpa e eficiente, contribuindo para um mundo mais sustentável.