Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

03 novembro 2022

A rede de gás é importante na descarbonização

A descarbonização do sistema energético português até 2050 é possível e esse caminho deverá ser feito recorrendo aos gases de origem renovável, com utilização de rede de gás. A conclusão é da conceituada consultora AFRY, no estudo "The Role of Portuguese gas infrastructures in the decarbonization process", que destaca que a descarbonização através de gases de origem renovável é benéfica para toda a economia portuguesa, em contraponto ao caminho da eletrificação total, que acarretaria um sobrecusto de 9 mil milhões de euros para o país.

 

A AFRY adverte para a necessidade de revisão do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, dado que este deve refletir os evidentes benefícios que resultam da utilização da rede de gás para desenvolvimento de gases, como o biometano e o hidrogénio. É ainda destacado que Portugal deve tirar partido das suas vantajosas condições endógenas, dado que o seu elevado potencial eólico e solar permitem produção à larga-escala de hidrogénio verde e a um menor custo, comparativamente com os restantes países europeus.

 

O estudo foi solicitado à AFRY pela APEG (Associação Portuguesa de Empresas de Gás) e contou com a colaboração da Portgás e da Floene (anterior Galp Gás Natural Distribuição).