O site está indisponível

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

confirmar

Perguntas Frequentes

Como podemos ajudar?

voltar

A probabilidade de 'falhas de gás' com hidrogénio é a mesma do que com 100% gás natural?

Resultados obtidos no âmbito do projeto P014|H2-Grid: Compatibilidade das Instalações de Gás, permitem verificar que a conversão/adaptabilidade dos equipamentos terá de ser efetuada por patamares. Os fabricantes dos equipamentos de queima de gás natural estão atualmente a estudar se os equipamentos já instalados terão de sofrer pequenas adaptações, para percentagens baixas de hidrogénio.

Adicionalmente, misturas com % de hidrogénio mais elevadas poderão necessitar de investimentos e redesenho do sistema de combustão de forma a garantir a segurança das instalações. Ainda que as necessidades de adequação dos equipamentos sejam uma realidade reconhecida no caminho para a descarbonização, estudos realizados*, revelam que as falhas de gás são independentes do tipo de gás veiculado na rede.

Assim, as falhas de gás estão intimamente relacionadas com questões mecânicas, nomeadamente ao nível da pressão na instalação, as quais estão na origem do bloqueio do redutor.

* Relatório referente aos redutores certificados pela KIWA: “Test report: Installation kit, containing of a ball valve, a bendable hose and a regulator for hydrogen” – KIWA, 2020

Perguntas frequentes relacionadas

  • Qual o impacto ecológico da inclusão de biometano e/ou hidrogénio no gás fornecido aos clientes?

  • Que outro tipo de energia a Portgás poderá distribuir?

  • Como e onde poderá ser feita a produção de hidrogénio?

  • Como poderá ser feita a produção de biometano?